Introdução

Todos os laboratórios da instituição funcionam de acordo com os horários de funcionamento e aulas da instituição, das 07h às 23h, de segunda a sexta. Todas as atividades práticas devem ser planejadas antecipadamente pela equipe de docência da instituição e agendadas com a coordenação dos laboratórios através dos protocolos virtuais.

Para administrar os laboratórios das aulas práticas, a instituição possui um setor específico integrado por uma equipe composta pelo coordenador de laboratório, técnicos de laboratório, que dão suporte total ao funcionamento, e uma empresa responsável pela manutenção dos equipamentos.

Hoje a instituição possui um total de 10 laboratórios, sendo oito distribuídos em um anexo específico de laboratórios, o Centro de Práticas Integradas da FACISA, a Clínica Escola da FACISA e a Fazenda de Ensino. Os 10 oferecem aos alunos uma boa infraestrutura para a realização de diversos trabalhos de conclusão de curso, bem como estágios.

O Centro de Práticas Integradas da FACISA fica na Av. Governador Valadares n 1386, Centro, Unaí, MG. No andar térreo encontram-se os laboratórios: Multidisciplinar de Química, Multidisciplinar de Farmacotécnica, Práticas Multidisciplinares de Enfermagem, Multidisciplinar de Microbiologia, Microscopia e Laboratório de Análises Clínicas. O térreo possui também banheiros feminino e masculino, bem como um para cadeirantes e, também armários de uso individual para a guarda de pertences dos discentes, de forma temporária, antes do acesso aos laboratórios para fins de aula ou estudo. No andar de cima estão situados os laboratórios: Multidisciplinar de Anatomia Animal e Multidisciplinar de Anatomia Humana, cada um contendo uma sala anexa para preparação de armazenamento de peças anatômicas.

Fora do Centro de Práticas Integradas da FACISA temos a Clínica Escola de Medicina Veterinária que situa-se na Rua Paracatu, 130, Centro, Unaí-MG e a Fazenda de Ensino, denominada Fazenda Boa Vista n 359, na área rural de Unaí, na rodovia sentido Arinos.

Neste contexto, eles atendem aos cursos:

  • Medicina Veterinária;
  • Farmácia;
  • Enfermagem;
  • Psicologia.

O acesso aos laboratórios somente é permitido com o uso das vestimentas adequadas ao ambiente laboratorial (jaleco de manga comprida e abotoado, calça comprida, sapatos fechados) conforme o Regulamento Interno dos Laboratórios, e assim deve ser durante toda a permanência nos laboratórios. Desta forma, não é permitida a presença de usuários cuja vestimenta que estiver em desacordo com as normas de biossegurança.