SOBRE A CLÍNICA

A Clínica Escola de Medicina Veterinária da FACISA é um estabelecimento destinado realização de consultas e tratamentos clínico-cirúrgicos de animais de pequeno porte (cães, gatos e outros), os chamados “Pets”. A Clínica funciona sob a responsabilidade técnica e presença de Médico Veterinário habilitado pelo CRMV-MG (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais).

As instalações servem aos professores, aos alunos e aos pesquisadores da Faculdade e complementa o ensino teórico. Acadêmicos (alunos) de todos os períodos podem frequentar ativamente a Clínica desde que tenham interesse em executar trabalhos relacionados com a aprendizagem de pets. O acadêmico terá carga horária obrigatória de plantões no decorrer do sétimo, oitavo e nono período do curso, momento em que estarão cursando as disciplinas de Clínica de Pequenos Animais e Técnica Operatória e Cirurgia de Pequenos Animais.

O acadêmico terá oportunidade de conhecer e participar de todas as etapas desde de a recepção dos animais, passando pelo atendimento clínico, avaliação clínica, enfermagem veterinária, técnicas de urgência e emergência, até o acompanhamento cirúrgico e práticas cirúrgicas em geral, sempre, sob supervisão de um Médico Veterinário. A clínica conta com espaço para os acadêmicos realizarem plantões e estágio durante o ano todo, inclusive nos períodos de férias.

Atualmente, a Clínica dispõe de dois Médicos Veterinários, atendendo em períodos alternados permitindo que a mesma funcione de 08h às 11h e 13h às 17h em dias úteis.

A CLÍNICA VETERINÁRIA DISPÕE DE VÁRIOS SETORES DENTRE ELES:

  • Setor de atendimento (sala de recepção, consultório, ambulatório, arquivo médico): Na recepção é feita a identificação e cadastro do animal e seu respectivo dono. O animal segue para o consultório, no qual é feita anamnese e o exame clínico do paciente (animal). O ambulatório é local destinado a armazenar vacinas, mesmo local onde se encontram o estoque de materiais, medicamentos e anestésicos, inclusive aqueles de controle do Médico Veterinário responsável.
  • Setor cirúrgico: Sala para preparo de pacientes, sala de anti-sepsia e tricotomia e indução anestésica.
  • Sala cirúrgica: Esse local, ocorrem os procedimentos cirúrgicos, dispõe de mesa cirúrgica impermeável com bordas e dispositivo de drenagem e de fácil higienização, calha cirúrgica, foco cirúrgico, instrumental para cirurgia em qualidade e quantidade adequadas à rotina, e mesas auxiliares.
  • Setor de recuperação (pós-operatório): Dispõe de pia de higienização, acomodações individuais (gaiolas) destinadas a animais de pequeno porte.
  • Sala de paramentação: Sala onde o Veterinário se prepara para fazer os procedimentos cirúrgicos.
  • Sala de aulas: Há um espaço destinado ao professor para que ele dê aulas teóricas caso seja necessário.

Horário de Atendimento: 07h ás 11h e de 13h às 17h
Telefone: (38) 3677-1935
Endereço: Rua Paracatu nº 130, Bairro: Centro – Unaí/MG
Consultas e Procedimentos: Os agendamentos de consultas podem ser realizados por telefone ou na própria Clínica.
Médicos Veterinários:
Dr. Fernando Costa Rodrigues
Dra. Caroline Gonçalves Rocha