Cursos que atende: Enfermagem, Farmácia e Psicologia.

O Laboratório Multidisciplinar de Anatomia Humana da instituição encontra-se situado em bloco exclusivo para estas aulas, com o objetivo de promover as aulas práticas dos cursos de graduação (Enfermagem, Farmácia e Psicologia, neste último apenas para a aula prática de neuroanatomia), desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica e para que os alunos complementem seus estudos anátomo-morfológicos.

Toda a área destinada anatomia humana corresponde a 58,54 m², em um bloco situado no segundo andar do Centro de Práticas Integradas da FACISA. O laboratório correspondente à área de estudo de anatomia possui 48,02m², comporta até 32 alunos e o professor e conta com uma mesa de necropsia para disposição das peças para estudo anatômico. Nele há um espaço reservado para preparação e acondicionamento do cadáver e demais peças, com 10,52 m². Neste laboratório o aluno pode, além das atividades já citadas, solicitar o uso para o estudo dos modelos anatômicos (ossos, articulações, músculos e sistemas). O museu permanece aberto em todo o horário de funcionamento dos laboratórios e favorece mais um ponto de conhecimento e estudo por parte dos alunos.

Por se tratar de um laboratório em que o estudo é realizado em cadáveres humanos e peças anatômicas, este espaço é peculiar e exige o máximo respeito e disciplina condizentes a natureza do material de estudo. Tanto uma peça isolada, quanto um cadáver inteiro, deve ser tratada com exímio respeito, assim como é reservado a eles o direito de privacidade e confidencialidade, como será feito a um futuro paciente, por se tratar de semelhante. Por este motivo, e por força da lei, não é permitido o registro de imagens através de câmeras digitais, celulares ou outros aparelhos, muito menos dispor das mesmas na internet ou em qualquer outro ambiente real ou virtual de acesso público ou restrito. Não são aceitos comportamentos e/ou comentários inapropriados em relação ao material de estudo. A lei n.º 5.250/67, art. 24, dispõe: “são puníveis, nos termos dos artigos 20 a 22, a calúnia, difamação e injúria contra a memória dos mortos”. Deve-se tentar expor ao mínimo o material, devendo estar descoberto apenas a parte do cadáver ou das peças anatômicas que estiverem em estudo, em respeito por parte do discente em relação ao cadáver, além da preservação do material.

É importante ressaltar que nenhum material pode ser retirado do laboratório e nunca nenhuma peça anatômica pode ser depositada em qualquer tipo de lixo da instituição.

São equipamentos do laboratório:

• Armário;
  • Esqueleto humano;