Cursos que atende: Medicina Veterinária.

O Laboratório Multidisciplinar de Anatomia Animal da instituição encontra-se situado no segundo andar do Centro de Práticas Integradas da FACISA. Tem por objetivo sediar as aulas práticas de Anatomia Animal I e II do curso de Medicina Veterinária e conta com peças anatômicas conservadas em glicerina. Além de ser utilizado para o estudo da osteologia, dissecação e dos sistemas, também é utilizado para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e/ou científicos, permite ainda que os alunos complementem seus estudos, utilizando as peças (ossos, articulações, músculos e sistemas) para o estudo acompanhado de monitores das disciplinas.

Toda a área destinada para a anatomia animal corresponde a 62,81m², em um bloco independente para a disciplina, dividido em sala de estudo de anatomia e sala de preparos, possuindo a última, 18,29 m². O laboratório correspondente a área de estudo da anatomia possui 44,52m², comporta até 30 alunos e professor, e conta com 2 mesas de necropsia para disposição das peças e/ou cadáveres durante a aula ou monitorias. Conta ainda com o suporte técnico de profissionais habilitados ao manejo das peças e de seus preparos.

Por se tratar de um laboratório em que os materiais de estudo são cadáveres de animais e peças anatômicas, este é um espaço peculiar e que exige o máximo respeito e disciplina condizentes a natureza do material de estudo. Tanto uma peça isolada, quanto um cadáver inteiro, devem ser tratados com exímio respeito, assim como é reservado a eles o direito de privacidade, como será feito a um futuro paciente. Por este motivo, não é permitido o registro de imagens através de câmeras digitais, celulares ou outros aparelhos. Muito menos dispor das mesmas na internet ou em qualquer outro ambiente real ou virtual de acesso público ou restrito. É importante ressaltar que nenhum material pode ser retirado do laboratório e nunca nenhuma peça anatômica pode ser depositada em qualquer tipo de lixo da instituição.

Também é disposto aos discentes armários de uso individual para a guarda de seus pertences, antes do acesso ao laboratório para fins de aula ou estudo. A instituição não se responsabilizada pelo material nele disposto, por este motivo, deve o discente dispor de sistema de tranca individual e pessoal, bem como se comprometer de esvaziar o armário ao final de cada aula ou estudo, disponibilizando assim o uso do mesmo para outros alunos.

São equipamentos do laboratório:

• Freezer horizontal;
  • Caixa d’água de 500 L;
  • Caixa d’água de 300 L;
  • Tanques de inox;
  • Mesas de necropsia;
  • Museu Anatômico de diferentes espécies;
  • Serra fita de bancada Bermar 1,74m.
  • Modelo Anatômico do Cão em placa;
  • Modelo Anatômico do Gato;
  • Modelo Anatômico do Gato em placa;
  • Modelo Anatômico da Galinha.