Introdução

Dente as iniciativas do governo federal para avaliar a qualidade do ensino superior está o Sinaes. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. No tocante à avaliação institucional externa da FACISA, a base da avaliação constitui-se de bases de informações quantitativas e qualitativas.

As bases quantitativas são constituídas por informações fornecidas pela FACISA, referentes às dimensões de infra-estrutura material e física, bem como de seus recursos humanos (docentes, discentes e corpo técnico-administrativo). Também inclui os dados e informações coletados pelo INEP/MEC através do Cadastro e do Censo da Educação Superior, assim como das avaliações anteriormente realizadas pelo MEC, conforme quadro abaixo:

As bases qualitativas são estruturadas a partir da análise do referencial quantitativo e da comparação, em diferentes níveis de observação, entre o que a FACISA se propõe a cumprir e a sua capacidade para tal.

A FACISA, possui todos seus atos de entrada via credenciamento e autorização de cursos conforme normativa vigente do MEC. Atualmente está em processo regular de atualização do seu Recredenciamento Institucional e Renovação de Reconhecimento de Curso (Psicologia, Farmácia, Serviço Social). Os cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem tiveram sua renovação de reconhecimento respectivamente em 2019 e 2020.

Na tabela abaixo, segue os últimos conceitos avaliativos externos da FACISA.

1 – Institucional

2 – Cursos

Todas estas avaliações (Relatórios) são consideradas como insumos para aprimoramento contínuo do planejamento institucional e cursos, com evidência da apropriação dos resultados pela Gestão Pedagógica (Colegiados/NDE), Administrativa e Financeira. Também contribui para o aprimoramento dos processos de trabalho da Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos no âmbito institucional e dos cursos.

Dentre as avaliações externas, destacamos o ENADE – é o desempenho de estudantes da graduação por meio do Enade. O exame é aplicado a uma amostra de estudantes – do primeiro e do último ano − de cursos oriundos de áreas selecionadas anualmente pelo MEC.

O Enade está inserido em um contexto mais amplo, que é o de Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem. Neste sentido, FACISA , utiliza desta avalição para:

  • Verificar se o currículo do Curso e os planos de ensino dos componentes curriculares estão em consonância com as diretrizes da área;
  • Permitir a avaliação de conteúdo dos cursos de acordo com as diretrizes do Enade;
  • Promover uma avaliação continuada para os cursos de graduação participantes do Enade;
  • Contribuir para ações estratégicas relacionadas ao perfil do egresso do Curso.